segunda-feira, 15 de julho de 2019

A frequência dos exercícios físicos e resultados

Umas das dúvidas mais comuns para quem está começando no mundo de treinos e academias é qual a frequência ideal dos exercícios físicos para atingir os resultados desejados.
Afinal, assim como se exercitar muito pouco pode acabar não trazendo nenhum resultado, exagerar na dose também pode causar prejuízos para o corpo. Além disso, cada pessoa tem um perfil e uma necessidade diferente, fatores que precisam ser levados em conta.

Se você quer entender qual é frequência ideal das atividades físicas para você, continue lendo este post até o final!


Experiente ou iniciante?

O primeiro passo para treinar de maneira adequada é levar em conta o seu nível de experiência com a prática. Não é incomum encontrar pessoas que ainda estão iniciando, mas já querem praticar exercícios como um verdadeiro atleta. Elas acreditam, erroneamente, que pegar pesado na academia vai trazer resultados mais rapidamente.

No entanto, isso não é verdade. Os resultados do treino dependem de uma série de fatores que devem ser levados em consideração, como objetivos pessoais, tempo disponível para a prática, tipo de treinamento escolhido e possíveis restrições musculares.

Apenas um profissional da área de educação física pode dizer qual é a frequência ideal de treino para cada caso. Mas, no geral, um iniciante deve se exercitar 3 vezes por semana, enquanto uma pessoa mais experiente, que já treina há mais tempo, pode fazer até 5 sessões semanais.




Tempo de duração do treino

Uma dúvida comum entre quem pratica exercícios físicos é quanto tempo as sessões devem durar. Há quem acredite que é necessário passar muitas horas na academia, mas isso não costuma ser necessário para a maioria das pessoas.

Em geral, é adequado que a atividade tenha entre 45 minutos a 1h15 de duração. Esse tempo costuma ser suficiente para atingir os objetivos mais comuns, como perda de peso, condicionamento físico, hipertrofia e definição muscular.

Entretanto, não é recomendado fazer sessões muito curtas, com menos de 30 minutos de duração. Afinal, esse tempo é muito pequeno e não costuma ser suficiente para trazer os melhores resultados.


O excesso também é prejudicial

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas com frequência é uma ótima receita para alcançar saúde, bem estar e melhorar a auto estima. Contudo, o exagero pode ter o efeito contrário e acabar te prejudicando em vários aspectos.

Estudos científicos mostram que malhar demais pode ser danoso à saúde, provocando o aumento de radicais livres do corpo. Essas moléculas causam o envelhecimento da pele e podem provocar doenças crônicas, como câncer, artrite e problemas cardiovasculares.

Além disso, a prática irresponsável de exercícios físicos de alto impacto pode ocasionar lesões musculares graves e que precisam ser tratadas com acompanhamento médico. Nesse caso, a prática tem um efeito rebote, já que a lesão acaba impedindo o praticante de continuar os treinos por longos períodos.

Agora que você já entendeu mais sobre a frequência ideal das atividades físicas e resultados, que tal procurar um profissional para te orientar melhor? Aqui no ONE podemos te ajudar a decidir qual é a periodicidade mais adequada para o seu perfil! Entre em contato com a gente por telefone ou via formulário aqui no nosso site.

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